Banda Casa Povo Nossa Senhora de Machede - Banda Filarmónica
Banda Casa Povo Nossa Senhora de Machede

A Banda da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede foi fundada em 1907 graças ao empenho e determinação de sócios e dirigentes da antiga coletividade “União Instrutiva e Recreativa Machedense”.

Até 1910, o 1º de dezembro era o seu dia festivo, mas a 4 de outubro de 1911 a banda abriu as festas de comemoração do 1º aniversário da implantação da república, passando o seu aniversário a ser festejado neste dia, 5 de outubro.

Esta banda constitui uma referência de relevo na região e tem divulgado a arte dos sons através das mais diversas atuações em festas populares, concertos, procissões, desfiles, carnavais, corridas de touros, sessões solenes, encontros de Jazz e concursos.

Desde a sua fundação até ao presente, a banda tem mantido uma atividade regular exceto quando em 1939, se verificou um acidente com o carro que transportava os instrumentos, ainda de tração animal de que resultaram danos avultados onde foi obrigada a ficar inativa. Já em 1949 a banda foi integrada na Casa do Povo e mediante um grande esforço da sua comunidade, os instrumentos foram recuperados e a banda retomou a sua atividade.

Em 1977, a sua estrutura sofreu uma reorganização e foi criada a Escola de Música, qua abriu com 70 alunos de ambos os sexos. Nos anos seguintes a Escola de Música tem mantido a sua frequência e atualmente tem cerca 20 alunos.

Desde o seu início já contou com alguns maestros: Maestro Joaquim Peixe, Maestro António Cordeiro Gonçalves, Maestro Joaquim do Anjo, Maestro José Sargaço e Maestro Francisco Canoa Ribeiro que marcaram a sua história.
Atualmente, é dirigida pelo Maestro e professor José Miguel Fernandes.