Banda Casa Povo Nossa Senhora de Machede - Banda Filarmónica
Banda da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede

A Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede foi fundada em 1907, tendo sido integrada na Casa do Povo apenas em 1940. Segundo os dados fornecidos pela banda, foi graças ao empenho e determinação de sócios e dirigentes da antiga colectividade União Instrutiva e Recreativa Machedense que se formou a Banda Filarmónica.

Até 1910, o 1º de Dezembro era considerado o seu dia festivo, mas a 4 de Outubro de 1911, a banda abriu as festas de comemoração do 1º aniversário da implantação da República, passando o seu aniversário a ser festejado nesta data. Desde a sua fundação até 1939, a banda foi atravessando dificuldades para adquirir instrumentos, fardamentos e outros acessórios necessários, mas foi mantendo a sua actividade. Só em 1939 é que atravessa um período mais complicado, quando ocorre um acidente, com um carro de tracção animal que transportava os seus instrumentos musicais, o que provocou danos complicados de superar e obrigou a banda a cessar a actividade.

Com a implementação das Casas do Povo criadas durante o Estado Novo, N.ª Sr.ª de Machede passa a ter também uma Casa do Povo em edifício próprio que “pertencia ao Conde da Azarujinha, tendo o imóvel sido vendido à Casa do Povo pela importância de cinquenta contos.” (Livro Prog. Feira S. João, 1961). Desta forma, a banda filarmónica, bem como todos os bens da colectividade União Instrutiva e Recreativa Machedense, são integrados, em Agosto de 1940, na Casa do Povo e, mediante um grande esforço da comunidade, os instrumentos musicais são reparados e a banda volta a retomar a sua actividade. Em 1977, a banda passou por uma reorganização, tendo sido criada a Escola de Música, que abriu com cerca de 70 alunos de ambos os sexos, entrando todas as crianças da aldeia. Desde então até agora a Escola manteve a sua actividade, contando com a frequência regular de 20 alunos.

Embora sendo exíguo o espaço onde funciona a Escola de Música, ao longo dos anos têm saído da escola e da banda diversos músicos que estão hoje integrados em bandas militares e noutros agrupamentos musicais. (…) Desde a sua dinamização até à atualidade, a Banda Filarmónica tem constituído uma referência de relevo na região, participando em várias festas populares, concertos, desfiles, sessões solenes e concursos de bandas, onde tem obtido as melhores gratificações.

No início do século XXI participou nos Encontros de Jazz em Évora e em, 29 de Junho de 2007, é agraciada com a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro. Em 2006 participa com os alunos da sua Escola de Música no CD “Encontros Mozart” e em Junho/Julho de 2007, a Banda Filarmónica, grava o seu primeiro CD áudio, intitulado “Centenário 1907-2007, CD financiado pela Delegação Regional da Cultura do Alentejo e apoiado pela Câmara Municipal de Évora. Das quatro bandas do concelho esta é a única filarmónica que tem um CD editado exclusivamente com o seu repertório.

Desde o seu início já contou com alguns maestros: Maestro Joaquim Peixe, Maestro António Cordeiro Gonçalves, Maestro Joaquim do Anjo, Maestro José Sargaço e Maestro Francisco Canoa Ribeiro que marcaram a sua história.

Atualmente, é dirigida pelo Maestro e professor José Miguel Fernandes.